Gestão de Arrendamento: tudo sobre o serviço

Mais um mês de renda perdido? São muitos os motivos que podem fazer com que um empreendimento fique parado, sem estar devidamente arrendado. Independentemente de se tratar de um imóvel particular ou empresarial, há sempre preocupações e prejuízos que podem ser evitados. Como? Com uma Gestão de Arrendamentos eficiente! 

Além da rentabilização do espaço, este tipo de serviço permite-lhe ficar descansado. Sem preocupações com os inquilinos, normas, burocracias, reclamações e questões legais. Independentemente do tipo de imóvel que possui – casas, apartamentos, armazéns, escritórios ou espaços comerciais – a MAXFINANCE Universal oferece um serviço personalizado, profissional e seguro.

O que é a Gestão de Arrendamento?

O serviço de Gestão de Arrendamento consiste fundamentalmente num processo de intermediação entre proprietários e inquilinos, com o objetivo de maximizar tempo e rentabilidade de imóveis. Através deste serviço o proprietário liberta-se das questões burocráticas, do tempo despendido na gestão do processo de arrendamento e garante o cumprimento das normas legais vigentes. 

Portanto, ao decidir arrendar um imóvel, seja propriedade de um particular ou de uma empresa, as opções são apenas duas: delegar o trabalho a um Gestor de Arrendamento de confiança, como a MAXFINANCE Universal, ou tratar de tudo, sozinho, diretamente com o inquilino, sujeitando-se a todos os riscos e problemas inerentes. 

Na maioria dos casos, tratar da gestão de conflitos com os inquilinos, é o que mais desmotiva os proprietários, o que se traduz na suscetibilidade de terem de lidar com problemas como: incumprimento do pagamento das rendas; gestão de queixas e reclamações; atualizações de renda; vistorias de início e fim de contrato, cumprimento de obrigações fiscais e, é claro, a seleção dos arrendatários e análise de toda a documentação.

Como funciona a Gestão de Arrendamento a particulares ou empresas

É muito simples! Basta entrar em contacto com um dos consultores especializados na Gestão de Arrendamentos, apresentar o imóvel destinado ao arrendamento e negociar todas as condições com comodidade. Uma opção que vale a pena, quando não se quer “dores de cabeça” e se pretende concentrar esforços naquilo que realmente importa: a sua vida e os seus projetos pessoais. 

Quais os tipos de serviços existentes no mercado

Usualmente estão incluídos na Gestão de Arrendamento serviços que podem ir desde a procura por inquilinos qualificados, até à gestão de obras e vistorias finais. Porém, é sempre desejável avaliar as necessidades específicas na gestão do imóvel em questão. 

  • Promoção do Imóvel: tirar fotografias ao imóvel, promoção em diversos portais imobiliários e realização do acompanhamento dos pedidos de visita. A principal vantagem são os acessos aos diversos portais, potencializando e agilizando o processo de angariação e seleção do inquilino perfeito.
  • Seleção de Inquilinos: realização de visitas ao imóvel para as diversas solicitações, assim como os pedidos da documentação necessária e seleção daqueles que são qualificados para dar entrada no processo de arrendamento.
  • Elaboração de Contrato e Registo: após a seleção do inquilino mais compatível com as necessidades e de acordo com os documentos solicitados procede-se à elaboração do contrato de arrendamento. Esta etapa contempla ainda o registo do contrato no Portal AT.
  • Transferências de Contrato (água, luz e gás): no caso de os contratos ainda estarem registados em nome do proprietário ou até mesmo de anteriores inquilinos, é feito todo o apoio necessário para que estas transferências sejam realizadas para o nome do futuro contratante. Este processo garante a responsabilidade futura sob pagamentos não realizados.
  • Gestão de Reclamações e Pedidos: é comum que os novos inquilinos tenham questões a fazer sobre o imóvel assim como é possível, ao longo do contrato, o surgimento de questões e reclamações. É comum que o serviço de Gestão de Arrendamento contemple esse tipo de intervenção, com o objetivo de solucionar e proteger o proprietário e o seu património.
  • Cobranças de Rendas e Penalizações: o serviço de Gestão de Arrendamento tem como um dos principais benefícios a cobrança aos inquilinos, para que o pagamento seja realizado dentro do prazo acordado. No caso de incumprimento, há ainda as interpelações para cobrança, assim como é feita a intervenção para que se apliquem as medidas e/ou as penalizações previstas na lei.
  • Emissão de Recibos: após o pagamento das devidas rendas mensais é realizada a emissão dos recibos em nome do proprietário, via Portal das Finanças, para que todo o processo esteja em conformidade com a legislação fiscal em vigor.
  • Pagamento de Outras Despesas Fixas: alguns imóveis possuem despesas fixas, como sejam despesas de condomínio e taxas de gestão. Caso o proprietário solicite este tipo de intervenção, o Gestor de Arrendamento responsável também fará os respetivos pagamentos, com envio de relatórios e/ou disponibilização de acesso ao sistema para acompanhamento de todo o processo realizado.
  • Avaliação, Manutenção e Gestão: no caso de o imóvel em questão necessitar de reparações, sejam elas mais ou menos complexas, é possível solicitar ao Gestor de Arrendamentos a avaliação, manutenção e acompanhamento de todo o processo, que fica a cargo do proprietário, mas sob a direção da empresa. No caso de surgirem intervenções que precisam ser realizadas, durante o contrato de arrendamento, o processo é muito similar.
  • Vistorias e respetivos relatórios: para garantir a conservação do imóvel podem ser realizadas vistorias periódicas com o intuito de monitorizar o estado do local, assim como antecipar possíveis problemas, para que não sejam resolvidos apenas quando a situação se agrava. Desta forma, poupa-se tempo e dinheiro.
  • Atualização das rendas: pode ser feitaanualmente, sempre de acordo com o coeficiente legal estabelecido por lei. No entanto, esta decisão cabe ao proprietário, que será consultado para esta tomada de decisão. 
  • Obrigações fiscais e impostos: é prestado apoio por parte da equipa de Gestão de Arrendamento, para que qualquer novidade e/ou alterações legislativas e fiscais sejam cumpridas dentro dos prazos. 
  • Resumo Anual de IRS: é elaborado um documento com todas as despesas referentes ao imóvel, assim como as receitas obtidas ao longo do ano fiscal em apreço. Com esse dossier, a entrega do IRS fica ainda mais descomplicada.
  • Intervenções em casos de sinistros: no caso de acontecerem incidentes com o imóvel e o mesmo esteja coberto por seguro, a empresa de Gestão de Arrendamentos poderá realizar as devidas intervenções, para que o proprietário não precise lidar com estes problemas. 
  • Representações em reuniões de condomínio: em termos práticos, nas reuniões do condomínio é enviado um representante para substituir o proprietário. No fim de cada sessão é realizada uma ata para que o proprietário tenha conhecimento dos assuntos discutidos e das decisões tomadas. 

5 Cuidados básicos antes de arrendar um imóvel

Mesmo que opte por contratar o serviço de Gestão de Arrendamento através de uma empresa especializada e profissional, como a MAXFINANCE Universal, é importante considerar alguns pormenores. São eles: 

1. Seguro Multirrisco-Habitação: existem diversos tipos de seguros que podem ser contratados para proteger a sua habitação. Pondere conhecê-los através dos serviços de Seguros para Particulares e veja qual a melhor opção para o seu bolso. 

2. Documentação Atualizada: é desejável que todos os documentos legais e obrigatórios do imóvel destinado ao arrendado estejam atualizados, tais como a Licença de Habitação; Caderneta Predial e Certidão da Conservatória do Registo Predial. Trata-se de documentos necessários para que todo o processo esteja em conformidade com as regras de arrendamento.

3. Certificado Energético: este documento é obrigatório para todos os proprietários que pretendam arrendar ou vender um imóvel. Para além disso, sempre que opte pela promoção, a informação do Certificado Energético precisa estar presente.

4. Inventário de Bens: um documento útil, principalmente se pretende arrendar o imóvel “com recheio”. Independentemente de se tratar de um particular ou empresa, há a necessidade de assegurar que a casa será entregue em condições e com todos os seus pertences. 

5. Caução: aplica-se a quem não vai arrendar o imóvel com recheio, mas pretende ter todas as estruturas em condições no fim do contrato. Poderá ser utilizada para eventuais encargos com estragos ou pequenas reparações.

As vantagens de usufruir do serviço de Gestão de Arrendamento

Ainda não está convencido de que esta é uma solução perfeita para os seus investimentos? Descubra as 5 principais vantagens associadas a este tipo de serviço.

Máxima rentabilização do imóvel: as possibilidades de manter o imóvel arrendado são muito maiores. Para além de não perder tempo com o processo de anúncio e seleção dos inquilinos, também estão garantidos os depósitos mensais em conta, sem dores de cabeça com cobranças.

Preservação do Imóvel: uma vez que são realizadas vistorias, manutenções e avaliações periódicas, por parte da empresa de Gestão de Arrendamento, garante-se a manutenção por muito mais tempo. Uma boa forma de poupar dinheiro e tempo com intervenções e obras para corrigir danos.

Anúncio e Divulgação: as estratégias para publicitar numa rede de parceiros é muito mais eficaz do que a publicidade individual, em diversos sites. Sem considerar o tempo despendido para criar o perfil, fazer o upload de fotos, publicar e acompanhar os pedidos de contacto e visita.

Controlo das Rendas: monitorização por parte da empresa Gestora de Arrendamento, assim como a cobrança em caso de atraso. O proprietário do imóvel não precisa de se preocupar, todos os meses, na data acordada, o valor da renda é depositado na sua conta bancária.

Arrendamento sem problemas: o resumo de todas as vantagens. Deixe de se preocupar com as burocracias, incumprimentos ou quaisquer outros aborrecimentos. A informação é filtrada e os assuntos geridos, mantendo o proprietário informado, com o máximo profissionalismo e rigor.

Resumindo, se tem imóveis para arrendar, seja particular ou empresa, pondere todas as vantagens do serviço de Gestão de Arrendamentos! Invista em soluções para curtir a vida!